Cursos de Pós Graduação

  • Alfabetização e Letramento
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    O curso de Alfabetização e Letramento desenvolve a evolução da sociedade, oferecendo profissionais competentes com condições de empregabilidade, e capazes de responder aos novos paradigmas e privilegiando a qualidade social da educação.

    Objetivos

    1. Desenvolver estratégias e intervenções eficientes e eficazes no trabalho de alfabetização para crianças com dificuldades de aprendizagem;
    2. Compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
    3. Identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.

    Público Alvo

    Professores da rede particular, estadual e municipal, gestores, psicólogos, pedagogos e demais interessados desde que graduados que demonstrem interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre as mais modernas metodologias de alfabetização e letramento.

  • Direito Educacional
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    Esse curso foi projetado para analisar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, é vista aqui como um ordenamento jurídico de grande impacto nas instituições de ensino e que, por isso mesmo, suas informações devem ser levadas a educadores e juristas que se preocupam com as questões da educação escolar.

    Objetivos

    1. Destacar as seguintes questões: O que é Legislação Educacional? Legislação da educação é a mesma coisa de legislação de ensino? A legislação educacional é disciplina da Pedagogia ou do Direito? Qual o lugar da Legislação Educacional no âmbito das Ciências jurídicas? Estas são questões que exigem mais do que respostas pontuais e prontas, mas um exercício de desvelamento conceitual de legislação e educação.

    Público-Alvo

    Autoridades da área educacional, advogados, membros de conselhos de educação, especialidade em educação e professores.

  • Distúrbios de Aprendizagem
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    O curso de Distúrbios de Aprendizagem realiza uma revisão bibliográfica acerca da conceituação e etiologia dos chamados distúrbios de aprendizagem, além de ratificar a necessidade e importância do fonoaudiólogo em compreender e assumir o seu papel como profissional legalmente habilitado para intervir nesses distúrbios.

    Objetivos

    1. Diferenciar os vários distúrbios que podem ser detectados nos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
    2. Melhorar suas relações com o mundo, a escola, a família, a comunidade e consigo mesmo;
    3. Valorizar o Eu e o Outro;

    Público-Alvo

    Profissionais da Educação: psicopedagogos, professores, assistentes sociais, psicólogos, portadores de diploma de curso superior, pessoas que buscam qualificação para trabalhar e identificar as dificuldades de aprendizagem.

  • Docência do Ensino Superior
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    O curso em Docência do Ensino Superior acompanha as grandes mudanças sociais que estão ocorrendo na educação, onde, mais do que nunca, a “posse” pelo saber se configura como elemento de primeira importância na sociedade.O curso oferece uma sólida formação teórico-prática para o exercício da docência superior, permitindo ao educador a compreensão do contexto educacional, por meio de conceitos, técnicas e formas comportamentais, condições estas, fundamentais para o desenvolvimento de funções e ações pedagógicas e gestoras.

    Objetivos

    1. Formar docentes para o ensino superior aptos a desenvolver processo pedagógico de construção interativa de conhecimentos, habilidades, hábitos, competências e atitudes a partir de valores éticos, estéticos e políticos, contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa para todos. - Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em busca de construção de melhor qualidade para o ensino superior.

    Público-Alvo

    Licenciados e Bacharéis em diferentes campos do conhecimento com interesse na Docência no Ensino Superior.

  • Educação Ambiental
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    O curso de Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

    Objetivos

    1. Desenvolver a formação de profissionais especializados com formação científica, prática e criativa, procurando incentivar a busca de inovações, alternativas a soluções para problemas ambientas, sociais e econômicos, dentro das perspectivas do Desenvolvimento Sustentável.

    Público-Alvo

    Graduados em Pedagogia, Biologia, Gestão ambiental, Geografia, Engenharia, Direito e Administração.

  • Educação Especial com D.I.
    Carga Horária Total: 600h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    As reformas educacionais contidas na LDB 9394/96, ao estabelecer a educação como direito de todos na sociedade brasileira, promoveu a inclusão dos PNEES em condições de igualdade na escola, ocasionando algumas reflexões que visam estudar a problemática da formação do Pedagogo, contextualizado ao momento histórico em que as mudanças sociais são processadas na sociedade brasileira, através do Sistema Educacional.

    Objetivos

    1. Formar docentes capazes de dar atendimento diferenciado aos portadores de necessidades educativas especiais, numa visão generalista, atendendo ao disposto na Lei 9394/96.

    Público-Alvo

    Profissionais de educação e de saúde que exerçam atividades docentes.

  • Educação Infantil
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    A partir da necessidade de ampliar o oferecimento da Educação Infantil em creches e pré-escolas através das prefeituras, vimos a necessidade de maior discussão e reflexão sobre a prática dos profissionais que atuarão com as crianças na faixa etária de 0 à 6 anos, através desta modalidade de ensino.

    Objetivos

    1. O objetivo do curso é permitir a sistematização e reflexão sobre a prática escolar realizada, conforme artigo 63 da LDB. Visar a articulação entre a teoria e a prática, valorizando o exercício da docência na educação infantil.

    Público-Alvo

    Graduados em Pedagogia, Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento; profissionais da área de saúde como Psicólogos Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Assistentes Sociais que atuam ou desejam atuar em clínicas e / ou instituições escolares.

  • Gestão Escolar - especialização latu-sensu
    Carga Horária Total: 1080h/a - Duração 15 meses

    Justificativa

    Nos dias de hoje podemos ver o perfil do gestor da atualidade, ter a necessidade de repensar alguns fundamentos na educação, e de como iniciar conceitos sobre a educação, quebrando novos paradigmas, como relação à interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, temas geradores de pesquisa em sala de aula, uma construção do conhecimento e habilidades.

    1.2 Específicos do Curso

    1. Criar condições para a elaboração e execução de planos de desenvolvimento, métodos e estratégias específicas, modernas e eficientes, de sucesso para a Gestão Educacional.
    2. Estudar os fundamentos da gestão educacional em sua relação com o todo social e a prática pedagógica como eixo da gestão.
    3. Analisar as diferentes perspectivas políticas e legislativas da educação sob a ótica da gestão.
    4. Analisar a trajetória das políticas curriculares e suas implicações na educação.
    5. Reconhecer o planejamento educacional como articulados do fazer pedagógico.
    6. Discutir a avaliação educacional como elemento articulador e integrador da gestão educacional.
    7. Compreender e utilizar os recursos tecnológicos como instrumento de mediação na gestão educacional.
    8. Desenvolver técnicas voltadas para a gestão educacional.

    Público-Alvo

    Pessoas que possuam curso de graduação completo, graduados em Pedagogia e/ou licenciados em diversas áreas, que desejam maior aperfeiçoamento nesta área, visto que, é notória a carência de oferta desse curso em São Paulo. O qual vem preencher uma lacuna existente nessa modalidade, onde, os alunos irão adquirir conhecimentos novos e mais profundos nas áreas de Supervisão, Administração e Orientação Escolar, bem como estarão mais preparados para atuação em instituições de ensino.

  • LIBRAS - Línguas de Sinais
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua natural usada pela maioria dos surdos do Brasil. Diferente de todos os idiomas já conhecidos, que são orais e auditivos, a libras é visual-gestual, é uma língua pronunciada pelo corpo.

    Objetivos

    1. Demonstrar que as Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas mas, não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
    2. Diferenciar as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

    Público-Alvo

    Profissionais da Educação: professores, gestores etc, assistentes sociais, psicólogos, portadores de diploma de curso superior, pessoas que buscam qualificação para trabalhar na Inclusão de alunos.

  • Literatura Infantil
    Carga Horária Total: 360h/a - Duração 12 meses

    Justificativa

    A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.

    Objetivos

    1. Desenvolver caminhos para uma crítica social velada e para dar voz às minorias oprimidas.
    2. Apresentar de forma saudável as situações do dia-dia e os conflitos infantis .

    Público-Alvo

    Profissionais da Educação: professores, gestores etc, assistentes sociais, psicólogos, portadores de diploma de curso superior, pessoas que buscam qualificação para trabalhar na Educação Infantil.

  • Psicopedagogia Institucional e Clinica
    Carga Horária Total: 520h/a - Duração 15 meses

    Justificativa

    A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

    Objetivos

    1. Preparar profissionais para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e institucional.
    2. O psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).

    Público-Alvo

    Profissionais da área de educação, psicologia, psiquiatria, saúde e assistência social.

  • Docência para enfermeiros

    Justificativa

    Com base às exigências do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) Indicação nº 64/2007 e do Parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE nº 2 de 26 de junho de 1997), o curso tem como objetivo: Capacitar enfermeiros por meio de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo as competências necessárias para docência tanto no ensino médio, técnico quanto no ensino superior; Oferecer embasamento teórico-conceitual, além de metodológico, bem como capacitação prático-profissional, que viabilizem a formação de professores.

    Público-Alvo

    Graduados em Enfermagem.

  • Enfermagem do Trabalho

    Justificativa

    O curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho fornece instrumentos para que o profissional de Enfermagem atue de forma reflexiva e ética, com capacidade de cuidar do trabalhador inserido em todas as áreas afins e em todos os níveis. Dar orientações dentro do ambiente de trabalho, promovendo o bem estar dentro da empresa, deixando transparecer para o trabalhador a sua importância junto ao empregador. Também instrumentalizar o enfermeiro para identificação e análise das necessidades do trabalhador, de forma a implementar medidas preventivas, mantenedoras e reabilitadoras que implicam diretamente na qualidade do trabalho produzido.

    Público-Alvo

    Graduados em Enfermagem.

  • Programa de Saúde da Familia

    Introdução

    O Programa de Saúde da Família, criado desde 1994 pelo Ministério da Saúde, requer dos profissionais de saúde um trabalho em equipe, com competência para as ações de cunho prevencionista e para a elaboração de ações estratégicas de planejamento em saúde da família. É voltado para os vários profissionais de saúde e foi concebido para favorecer a integração entre os componentes da equipe de saúde e o debate sobre a atuação profissional de cada um no contexto desse programa. Visa fornecer informações que discutam práticas, estratégias e ações, que levem os profissionais de saúde a atuarem nas unidades básicas de saúde, dentro do programa de saúde da família, com visão holística do ser humano, objetivando a integração das atividades profissionais com fins muito mais preventivos do que curativos.

    Público-Alvo

    Graduados em Assistência Social e cursos da área da saúde: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Fonoaudiologia, etc.

  • Saúde Publica

    Justificativa

    A Saúde Pública é um ramo da medicina que se preocupa com os fenômenos que podem adotar padrões de massa em seu desenvolvimento. Preocupa-se com a existência de processos e problemas coletivos de doença. Vem contribuir com a geração e formação de profissionais capazes de compreender o processo saúde-doença e os mecanismos que possam mudar o paradigma que a doença é um processo natural, imutável e sem prevenção. Capacita o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, e no conhecimento das políticas de saúde vigentes no país, de forma possibilitar intervir nesses modelos para o bem comum.

    Público-Alvo

    Graduados nos cursos da área da Saúde, como médicos, odontológos, farmacêuticos, médicos veterinários, nutricionistas, enfermeiros e outros.

  • Terapia Familiar

    Justificativa

    A compreensão da família como um microcosmo é imperativo no que tange à concepção de que tudo o que existe em todas as situações que envolvem o ser humano, encontra eco na família e, num pensamento mais amplo, na sociedade. Neste contexto, o curso vem fornecer aos participantes informações que favorecem e facilitam a ação de profissionais de diversas áreas no trato de indivíduos e resoluções de problemas, em questões onde há uma premência da compreensão do indivíduo como parte de um todo maior – a família.

    Público-Alvo

    Portadores de diploma de curso superior, que sintam necessidade de atualizar e ampliar conhecimentos na área de Terapia Familiar.

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  • Direito Educacional
  • Evolução Funcional – curso de 8 pontos

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Dia 05 - Pólo Itaim Paulista

  • Curso de Evolução Funcional - curso de 8 pontos

Dia 19 - Pólo Jardim Popular

  • Curso de Evolução Funcional - curso de 8 pontos

Dia 19 - Pólo Itaim Paulista

  • Pós Graduação em Direito Educacional

Dia 26 – Pólo Itaquera

  • Curso de Evolução Funcional - curso de 8 pontos
  • Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional
  • Pós em Docência do Ensino Superior
  • Programa da segunda licenciatura em Pedagogia

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